1. ORGANIZE SUAS INFORMAÇÕES
Não basta ter um site ou uma conta no Facebook. Seu restaurante precisa ter todas as informações em ordem em todos os locais. Verifique no Google seu endereço, horário de funcionamento, etc. Verifique se seu site contem as mesmas informações. Sua pagina no Facebook e assim sucessivamente. Antes de criar ações de marketing as informações precisam estar corretas e alinhadas.
2. ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS
O marketing de seu restaurante depende muito das redes sociais. Da mesma forma que ter uma boa assessoria de imprensa as redes sociais fazem seu nome ser lembrado. Sabemos que isso da trabalho porem não existe resultado sem ele. Tenha uma linha de comunicação e busque se diferenciar. Conteúdo relevante É o melhor combustível nas redes sociais. Se for necessário contrate uma agencia especializada.
3. PARTICIPE DAS CONVERSAS
Não basta estar presente, sua empresa tem que interagir e participar. As pessoas comentam e perguntam. Na maioria das vezes ninguém responde. Uma forma de se diferenciar é respondendo e convidando as pessoas a conhecerem seu restaurante, interagindo e conversando.
4. FOTOS – A PRIMEIRA IMPRESSÃO
As fotos devem falar por si. Fotos de celulares podem ser uma alternativa para um momento especial, porem a imagem de seu restaurante esta diretamente ligada a qualidade de suas fotos. Contrate um bom profissional, faça um banco de imagens e compartilhe momentos. Fotos de sua equipe e bastidores chama a atenção.
5. USE UMA FERRAMENTA DE RESERVAS
Ao incluir uma ferramenta de reservas em seu site você permite que seus clientes se organizem, capta seus dados para um próximo contato e ainda se beneficia das campanhas que as ferramentas fazem para divulgar os restaurantes.
6. VIDEOS
Os vídeos são a forma mais fácil de distribuição de conteúdo nas redes sociais. Os vídeos devem ser curtos de até 15 segundos. Da mesma forma que nas fotos, lembre-se que a imagem de seu restaurante esta em jogo. Contrate uma produtora ou uma agencia que tenha condições de elaborar vídeos com suas imagens.
7. BANCO DE DADOS
Os dados de seus clientes são uma poderosa ferramenta de marketing. Seu restaurante recebe reservas, contatos pelo site e internet. Agrupe estes dados em um único banco de dados. Utilize-o para fazer um e-mail marketing para seus clientes.
8. PROGRAMA DE FIDELIDADE
Crie um programa de fidelidade. Um simples cartão de pontuação pode fazer com que seu cliente venha até você e não ate seu concorrente. Lembre-se que a concorrência entre restaurantes é muito grande. Em São Paulo existem mais de 36.000 Restaurantes (Trip Advisor).
9. AVALIAÇÕES POSITIVAS
Busque avaliações positivas. Solicite aos seus clientes que façam avaliações. Tenha uma estratégia para obter avaliações e converse com sua equipe sobre a importância de obter boas avaliações. Normalmente quem foi mal atendido reclama, porém os que estão satisfeitos não comentam. O número de avaliações positivas pode ser um grande diferencial.
10. ANUNCIE
Anuncie seu restaurante de forma LOCAL. Se sua cidade é grande como São Paulo ou Rio não adianta anunciar para a cidade toda. Muitos não darão a volta na cidade somente para conhecer seu restaurante, a menos que ele seja muito bom. Faça anúncios localizados em sua região. Uma agencia pode lhe auxiliar a economizar seus recursos em anúncios.
Estas “dicas” foram elaboradas pela 4life Marketing, empresa especializada em Marketing para Restaurantes.
Maiores informações, entre em contato.